Cheguei á comunidade do Tumbira para participar num programa (IPP) de voluntariado pelo CISV. Á parte disso desde o primeiro dia procurei saber como poderia ficar depois (o IPP teria a duração de 3 semanas) para construir uma casa. Havia uma casa de artesanato planeada. Propus fazer o projecto, a comunidade aceitou e a FAS apoiou-me.
Durante 6 meses vivi na comunidade do Tumbira na Amazónia. Desenhei e ajudei a construir a casa de artesanato e museu José Garrido.
Tentou-se que:
Dado que sendo para uma comunidade, e por ela mesma executada, todos os materiais e pessoas envolvidas na sua execução seriam, dentro do possível, a partir da comunidade. Com um passado recente de construção naval na comunidade, sabia que poderia contar com experientes e muito talentosos carpinteiros. Para a execução como para a partilha e fusão de soluções técnicas das duas, não tão distantes, áreas de construção. E por fim, a importância de manter imagens e materiais tradicionais, para que não se extingam e se preserve a cultura local, readaptando num desenho contemporâneo.
José Garrido é um construtor naval, fundador da comunidade e durante muitos anos empregador e professor da grande maioria dos habitantes. Uma figura de incontornável importância na reserva e uma das mais incriveis pessoas que conheci até hoje – um orgulho participar nesta sua homenagem!
Local: Comunidade do Tumbira, RDS Rio Negro, Amazonas, Brasil
Data: 2011
Cliente: Comunidade do Tumbira/FAS
Fotos: Raquel Luna Viggiani
Video: Pedro Miguel Oliveira