José Castro Caldas

SobreFacebook
  • pt
  • en
  • Pousada na Comunidade do Tiririca
    Arquitectura

    O local da intervenção é uma comunidade localizada numa área ecologicamente muito sensível, na reserva de desenvolvimento sustentável do rio Negro, perto de Manaus, no estado do Amazonas. Isolada e só com acesso fluvial pretende, através da construção de uma pequena pousada, gerar uma alternativa local sustentável de emprego e rendimento para toda a comunidade.

    O projeto assentava na dinamização da economia local, no domínio do turismo sustentável, que garantirá através do desenvolvimento e fortalecimento das competências (empowerement) de comunidades desfavorecidas – estando a comunidade envolvida em todo o projeto.

    Neste contexto, a pousada tem como objetivo gerar rendimentos económicos para a comunidade, a partir do aproveitamento do potencial de ecoturismo da região. O projeto acrescentará à vontade local o conhecimento técnico e científico necessário para tirar partido dos recursos disponiveis, de forma a contribuir para o sucesso no exterior de uma iniciativa de base local.

    Este projeto contou com o apoio no local da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), quegarante a exequibilidade do projeto (aprovação do local e aquisição dos materiais deconstrução), assim como a intervenção ao nível do empowerment da comunidade de Tiririca, do Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa (CEACT/UAL), estando previsto um acompanhamento da componentes de gestão energética e arquitetura sustentável, da Ordem dos Arquitectos, onde se realizou, no final do projeto, em 2013, uma exposição e uma conferência ilustrando o trabalho desenvolvido. Este projecto contou com o “apoio à internacionalização das artes” da DGARTES.

    A obra não foi concluída.



    Local: Comunidade do Tiririca, RDS Rio Negro, Amazonas, Brasil

    Data: 2011

    Cliente: Comunidade do Tiririca/FAS/DGARTES

    Fotos: Pedro Miguel Oliveira